O interesse chinês no futebol goiano

O Governo Chinês propôs um convite para que uma delegação composta por formadores e demais áreas técnicas do futebol fizessem uma visita à província de Gansu. Foi feito um convite para que uma delegação composta de 3 a 4 membros, incluindo formadores, juízes ou até jogadores, visitassem, com as despesas financiadas por Gansu, visitas a escolas de futebol na China para orientar e instruir jovens nesta área. Durante a visita, a delegação chinesa se mostrou muito interessada em conhecer melhor o futebol goiano, bem como realizar programas na área do futebol entre os times chineses e os times goianos.

Foi proposto que a delegação goiana visitasse também a Associação de Futebol de Gansu, a Secretária de Esportes de Gansu e que fosse proposta a possibilidade de intercâmbios e mais visitas futuras, como partidas entre times goianos e chineses e a visita de mais delegações goianas para o ensino do futebol na China. 

O diretor do departamento de cidades irmãs, Zhu Yuming (Stephen) comentou que estava muito feliz com a visita dos dois profissionais do esporte em Goiás, Sr. Lásaro Caiana de Oliveira, técnico de Futsal pelo Jaó e Marcus Jary do Nascimento, coordenador da Faculdade do Esporte da UEG. Depois de mais de 10 anos de cooperação com o Estado e Goiás, as duas partes finalmente estão encontrando pontos e abrindo campos de cooperação, começando pela área esportiva e educacional. 

Nossa visita marcou a primeira delegação da área do Futebol que a Província de Gansu recebeu nos últimos 30 anos, isto gerou expectativa por parte do escritório de Relações Internacionais da província, e ressaltaram que consideram Goiás um parceiro importante, não só no Brasil, como em toda América do Sul. 

O diretor Zhu Yuming reiterou, mais uma vez, a importância do Governador de Goiás visitar Gansu, resultando o fato de que delegados do governo da província chinesa já visitaram nosso estado duas vezes e que estamos trabalhando cada vez mais próximos em áreas cada vez mais diversas, também expressou a capacidade de Gansu em preparar toda uma agenda de visitas e negócios caso o Governador de Goiás os visite, além de nos convidar, mais uma vez, para participar com um Stand da feira cultural que ocorre todo o ano na cidade de Dunhuan.