Delegação chinesa propõe a instalação de um Instituto Confúcio em Goiás

A Delegação do Comitê de Hebei e representantes do Estado se reuniram neste dia 19 de outubro no Palácio Pedro Ludovico Teixeira a fim de levar a proposta da instalação do Instituto Confúncio, em parceria com a Universidade Federal do Estado de Goiás, voltado para o divulgação da cultura chinesa, como mais um meio para fortalecimento da China e o Estado de Goiás.

Desde 1999, Goiás possui acordo de irmandade com a Província de Hebei, que visa mútuo benefício, intercâmbios e cooperações nas áreas da economia, comércio, ciências, tecnologia, cultura, educação, esporte, saúde e de pessoas entre si, sem prazo de vigência. 

O Instituto Confúcio é uma organização educacional pública sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação da República Popular da China, cujo objetivo é promover a língua e a cultura da China e dar apoio ao ensino da língua chinesa e facilitar o intercâmbio cultural em todo o mundo através dos Institutos Confucio associados. Sua sede se encontra em Pequim. O nome do Instituto dá-se em homenagem ao notável pensador chinês, Confúcio. O programa Instituto Confúcio começou em 2004 e é supervisionado pela Hanban (oficialmente, Departamento do Conselho Internacional de Língua Chinesa). Os Institutos operam em cooperação com faculdades e universidades em todo o mundo, e o financiamento é compartilhado entre a Hanban e as instituições de acolhimento. Há também um programa dedicado ao fornecimento de professores e materiais de instrução para escolas secundárias. O Instituto Confúcio é, por vezes, comparado com organizações de promoção linguística e cultural, como o Instituto Camões, o British Council, a Alliance Française, a Società Dante Alighieri, o Instituto Cervantes e o Goethe-Institut. No Brasil, há Institutos Confúcio instalados em instituições de ensino superior públicas e privadas, nas cinco regiões do país: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).