Assessoria

A Assessoria de Assuntos Internacionais de Goiás foi instituída em 31 de Janeiro de 2001, pelo Decreto nº 5.356 como um órgão vinculado ao Gabinete Civil da Governadoria. É responsável pela atração de investimentos estrangeiros, acordos e cooperação bilateral e assuntos consulares e paradiplomáticos.

Carta de boas-vindas

Desde a sua criação, em 2001, a Assessoria de Assuntos Internacionais, subordinada ao Chefe do Executivo goiano, se consolidou em sua vocação de auxiliar na resolução de demandas oriundas de diversos segmentos sociais e produtivos de Goiás como, também, encarregar-se de articular com os demais órgãos do Estado e entidades, com representações estrangeiras, sempre voltadas ao atendimento dos interesses do Estado e de seus cidadãos.

As ações, bem como o grau de profissionalismo alcançado por sua equipe, são indicativos do comprometimento da nossa atuação, não apenas voltada aos interesses econômicos, mas também, aos culturais e educacionais para o desenvolvimento do Estado de Goiás. Já a sua população é atendida mediante a paradiplomacia, notadamente no acolhimento e auxilio de famílias de goianos vitimados no exterior, conforme autorizo formal impresso na Lei estadual nº 17.107/2010, sem perder de vista o apoio a outras situações que envolvam diretamente os interesses das pessoas que aqui aportam, sendo-lhes, nesses casos, realizados encaminhamentos a órgãos competentes.

De igual importância e imbuída no espírito valorativo da pessoa humana, independente de sua origem – se nacional ou estrangeira – de credo, raça, convicções políticas etc., a Assessoria de Assuntos Internacionais empenha-se em auxiliar nas soluções das questões que lhe são apresentadas.

Pela dinâmica das situações e desafios que se apresentam, diariamente, a Assessoria de Assuntos Internacionais tem o contorno e dimensão que o cidadão e a sociedade quer, por isso está de portas abertas.

O que fazemos

A Assessoria de Assuntos Internacionais de Goiás, por sua excepcionalidade em todo território nacional, realiza um trabalho consular e paradiplomático perante a sociedade goiana como um todo, a fim de efetivar o nome do Estado nacional e internacionalmente. Está subordinada ao Gabinete Civil da Governadoria e possui como atribuições:

  • Programar viagens oficiais do Governador ao exterior;
  • Organizar as audiências do Governador a agentes diplomáticos e personalidades estrangeiras;
  • Planejar e executar programação de viagens a Goiás de Chefes de Estado e personalidades estrangeiras;
  • Divulgar as potencialidades do Estado no Exterior, bem como a cultura e os costumes goianos;
  • Detectar oportunidades internacionais, mantendo atualizada a agenda sobre feiras e eventos diversos;
  • Manter comunicação direta com o Itamaraty, visando sintonia de procedimentos nas relações com os países estrangeiros;
  • Manter relações com outros países, por meio das respectivas Embaixadas, visando o intercâmbio com Goiás;